OFICINA DE INICIAÇÃO

A ARTE DO PALHAÇO

“Todos temos um Clown/Palhaço dentro de nós, a questão é encontrar o caminho até ele” -  Jacques Lecoq

 

Cada Clown/Palhaço é único

É em torno desta ideia que se desenvolve a iniciação ao trabalho de Clown/palhaço neste curso ministrado por Pepe Nuñez.

Uma experiência teórica/prática/histórica, um espaço e um tempo de experimentação por meio de jogos, exercícios individuais e coletivos, reflexões sobre a poética, o trabalho e a função social  do Clown/Palhaço e visualização de vídeos de grandes mestres da palhaçaria.

Busca-se encorajar o aluno a reconhecer e aproveitar seu próprio ridículo, a rir de si mesmo, estimulando um encontro com sua espontaneidade, sua generosidade e sinceridade no relacionamento que estabelece com a plateia,  rompendo barreiras e limites, possibilitando se apresentar com um alto grau de liberdade e ousadia.

Ao mesmo tempo daremos subsídios para entender e dominar o jogo cênico da palhaçaria, de forma que, uma vez conquistado o “estado Clown”,  Ator e Palhaço consigam, juntos, contar uma historia com linguagem e universos próprios

 

Objetivos Gerais:  Iniciar os participantes na prática e cultura do Clown/Palhaço.

Objetivos Específicos:

a) Aprender sobre a formação histórica e teórica da figura do Clown/Palhaço por meio da leitura de textos, visualização de vídeos, debates e análises coletivos sobre os mesmos.

b) Criar um clima de confiança e brincadeira entre alunos e professor que leve a uma dinâmica de trabalho alegre, prazerosa e criativa.

c) Reconhecer, aceitar e aproveitar as “zonas errôneas” frágeis e ridículas de cada um.

d) Descobrir por parte de cada aluno o seu próprio “estado” Clown/Palhaço.

e) Propiciar o primeiro contato individual com o Picadeiro e aprendizado do prazer de se “mostrar” aos outros.

Mais informações

sobre a Oficina

Casa do Palhaço Produções

Rua Manoel Pedro Vieira, 601, Morro das Pedras - Florianópolis- SC

Telefone: 48 3206.7941